domingo, 25 de novembro de 2007

TCC. Trabalho com leitura e produção de textos

Objetivos: O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes, e conseqüentemente a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade. Identificação dos significados expressivos e comunicativos das formas visuais. Identificação e reconhecimento de algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras visuais.

Livro: Severino faz chover( Ana Maria Machado)
Obras de Arte: Os Retirantes e Menino Morto( Cândido Portinari)
Texto poético: Morte e Vida Severina(João Cabral de Melo Neto)

Estratégias de leitura: O professor deverá incentivar os alunos à leitura.
Iniciar o trabalho com o livro, mostrando-o para a classe, fazendo a predição ou antecipação do título do livro( a partir da situação de leitura, de suas finalidades, de esfera de comunicação em que ela se dá; de sua disposição na página; de seu título, levando o leitor a levantar hipóteses tanto sobre o conteúdo como a forma do texto ou da porção seguinte do texto que estará lendo) do título do livro.
Analisar a ilustração: o que vocês imaginam que será a história do livro? O que o título sugere?
Ler em voz alta para os alunos; solicitar que alguns alunos também leiam o texto.
Propiciar um clima de trabalho em que a curiosidade esteja presente na interpretação do texto.
Apresentar a Obra de Arte; Os Retirantes. O professor deverá estimular o olhar crítico dos alunos com relação à obra, perguntando sobre o tema da obra; o que os alunos vêem que está relacionado ao livro?
Apresentar a Obra de Arte: Menino Morto: estimular o olhar crítico dos alunos com relação à obra; o que vocês podem ver na figura? qual a relação que existe com a outra obra de arte, Os Retirantes?
Apresentar o texto poético: Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto.
Leitura e interpretação do texto. Mostrar aos alunos que há o trabalho de intertextualidade entre os textos, que há um diálogo entre os textos e as obras de arte.
Trabalho de produção de texto:
Os alunos deverão, a partir dos textos trabalhados, produzirem um texto dissertativo, argumentativo, sobre o tema apresentado em todos os textos( arte, livro e poesia)
Esse trabalho deve sugerir procedimentos e atividades que os alunos podem concretizar para desenvolver seu processo de criação, de reflexão ou de apreciação de obras de arte e poesia.
Analisar as produções dos alunos junto com eles, para que a aprendizagem também possa ocorrer a partir dessa análise, na apreciação que cada aluno faz por si do seu trabalho, articulando com o processo de ensino e aprendizagem.
Os alunos deverão produzir textos escritos, considerando características do gênero, utilizando recursoa coesivos, podendo revisar os próprios textos com o objetivo de aprimorá-los.


Maria José e Denise

domingo, 11 de novembro de 2007

atividade 11- Apreciação de valores éticos e políticos

Ela percebeu que no lugar dos gatos estariam os homens( patrões), a serem perseguidos pelos operários.

Maria José e Denise

atividade 10-Apreciação de valores éticos e políticos

O fato ocorrido se deu na época da industrialização, onde o homem só trabalhava sem direitos, se assemelha ao trabalho escravo.
Viviam aglomerados, sem conforto, sem dormir.
Na visão deles, eles podiam se assemelhar ao animal.
A conseqüência do massacre mataram os gatos por não poderem matar os donos.


Denise e Maria José

atividade 9- Apreciação de valores éticos e políticos

O autor quis mostrar no texto que os trabalhadores estavam em situação de desconforto. Valor ético: condições de trabalho.
O s trabalhadores tinham vontade de fazer o mesmo com os seus patrões. Como não podiam, se voltaram contra os animais indefesos, no caso, os gatos.


Denise e Maria José

atividade 8- Recuperação do contexto de produção

No texto fala da organização do trabalho do século XVIII, que não eram boas, pois os operários não eram valorizados, eram maltratados, trabalhavam muito e recebiam pouco dinheiro, com condições precárias. Retrata a época da industrialização, onde os operários só teinham deveres.


Denise e Maria José

atividade 6- Vozes do discurso

No texto estão presentes as vozes do patrão, do povo, da mulher que é diferente do patrão, ela é mais esperta que ele. Há também a voz do narrador, do leitor moderno.

Maria José e Denise

atividade 3- Situação de produção

A situação de produção nesse texto, ou seja, a esfera de circulação é acadêmico, escolar.
O campo de conhecimento nas disciplinas de História Cultural, Português, História, Filosofia, Psicologia.
É fundamental conhecermos os ítens para que possamos ler e interpretar um texto na sua amplitude.


Maria José e Denise

atividade 2- Leitura do texto e checagem de hipóteses

O autor nos chama a atenção sobre as condições de trabalho na época. O fato ocorrido se deu no início da industrialização, , onde os operários não eram valorizados e a vida social era precária, levando a realizarem atos de sátiras que provocavam humor, sendo que não se alegravam no seu dia a dia.

Maria José e Denise

atividade 1- Predições ou levantamento de hipóteses

O próprio título se revolta a isso.
Um gato, dono de todos os gatos. Imaginamos trabalhadores pobres. Predição em relação ao título.
O texto fala sobre os cachorros trabalhadores que estão sempre a disposição dos seus donos. Enquanto os gatos que além de não se preocuparem, serem tranqüilos, têm liberdade e carinho.

Maria José e Denise