quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas?

É preciso considerar que o estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos.
Ler e escrever é compromisso da escola, considerando que são objetivos de todas as disciplinas, dando oportunidade aos alunos de compreenderem os vários gêneros textuais nas diferentes esferas de circulação.

Denise e Maria José

Texto e Leitura

Texto é toda construção que tem um significado devido o sistema de códigos presentes no mesmo. Pode haver combinação da linguagem verbal, com a linguagem visual no texto. Há intertextualidade entre diferentes textos que permitem derivar os significados de outros.

Leitura é a realização de um trabalho ativo de construção do texto. Toda leitura tem seus objetivos de conhecimento sobre o assunto, autor e as características do gênero da leitura. Necessariamente é preciso que haja compreensão na qual os sentidos são constituídos antes da leitura, isto é, antecipação ou predição sobre o assunto.

Maria José e Denise

Relato de Experiência Científica

O processo de ensino e aprendizagem, em ciências na EFA é organizado com base em temas amplos de estudo, conforme descrito por Araújo e Maldoner (1992).
Os alunos são intensamente envolvidos na execução de atividades problematizadoras, em que buscam e sistematizam conhecimentos, não os recebendo prontos dos professores. Este enfoque inclui o estudo sobre os materiais, as substâncias, as transformações, a energia e a estrutura da matéria, aprofundados na 8a. série, mas já introduzidos nas séries anteriores.
Os temas amplos abordados no ensino de Ciências, de 7a. e 8a. séries são: alimentos, ar, água e solo, os vegetais no ambiente, os animais no ambiente, o homem, ser que se transforma e transforma o ambiente.
Maria José e Denise

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Notícia de Jornal

DONA DE CASA ENCONTRA HOMEM MORTO NA PORTA DE SUA CASA

No dia 20 de setembro, às 6:00 horas da manhã a senhora Joana abriu a porta de sua casa para sair para o trabalho e se deparou com um cadáver caido bem na porta da frente da casa.
Imediatamente dona Joana ligou para a policia para apurar os fatos e desvendar aquele mistério. O homem foi levado ao lugar especifico para que a policia, através de anúncios e investigações encontre a pista e seus familiares.
Dona Joana ficou muito assustada, mas o final da historia acabou bem.
Folha de São Paulo

Maria José e Denise

Boletim de Avaliação de Alunos

Reforço Escolar do Programa Segundo Tempo apresenta nas escolas os Resultados da Avaliação dos Alunos

Com o apoio dos núcleos gestores das escolas públicas de Sobral, o Reforço Escolar do Programa Segundo Tempo apresentou os resultados da avaliação dos alunos participantes no Programa, que tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17
anos de idade, vivendo em situações de risco social, através de práticas educativas que utilizam o esporte e as atividades lúdicas como instrumento para alcançar os objetivos estabelecidos. O Reforço Escolar é uma das atividades complementares do Programa Segundo Tempo, acontecendo paralelo às atividades esportivas. Na apresentação da avaliação, que contou com um considerável número de número de pais e/ou responsáveis em várias escolas, houve uma programação dinâmica e descontraída, passando por momentos de reflexão, e até a vivência de atividades pelos pais, semelhantes às desenvolvidas pelos alunos durante a aula. Outros momentos que integraram essa programação foram: a exposição de trabalhos das crianças, a observação do portifólio de cada turma e a degustação de um lanche pelos pais. A oferta de lanche aos pais teve por objetivo fazê-los conhecer o tipo e a qualidade do cardápio do Reforço Alimentar oferecido aos alunos, após as atividades esportivas e de Reforço Escolar. Os portifólios que os pais puderam analisar consistem num álbum com registros (exemplos) dos avanços e desafios de cada aluno, identificados dentro do processo educativo desenvolvido no Reforço Escolar do Programa, em ordem cronológica.

Denise e Maria José

Charge Jornalística

As charges do profeta: dilemas da liberdade de
imprensa na era da globalização
Luiz Felipe Ferreira Stevanim
Índice
1 Liberdade para todos? 1
2 As modificações do conceito de liberdade
de imprensa: da liberdade burguesa
ao mundo global "sem fronteiras"
2
3 A falência do conceito: limites para a
liberdade 4
4 As contradições entre o discurso e a
prática: Liberdade de quem? 7
5 Conclusão 9
6 Referências Bibliográficas 10
Resumo
Este artigo teórico se propõe a analisar o
conceito de liberdade de imprensa e suas
modificações no atual cenário geopolítico.
Graduando da Faculdade de Comunicação Social
Para tanto, parte de um problema concreto:
os recentes protestos de um número elevado
da comunidade islâmica contra a publicação
das doze charges do profeta Muhammad. O
que ficou em jogo nessa série de protestos
foi a viabilidade do ideal de globalização.
Pretende-se, portanto, pensar a liberdade de
imprensa, apregoada como direito universal
do homem, diante das novas tecnologias comunicacionais,
de um ambiente modificado
de socialibidade e da prática jornalística
advinda desse contexto, no qual muitos con-
flitos se intensificam. Essa análise deverá se
dar à luz do pensamento de teóricos como
Jürguen Habermas, Zygmunt Bauman e
Nestor García Canclini, o que permitirá a
abordagem de um mesmo conceito sob diferentes
óticas, ao longo de uma construção
discursiva que se dá com a consolidação da
ordem capitalista burguesa.

Maria José e Denise

Romance Policial

O romance policial apresenta o crime como violação da lei percebida quer como uma transgressão do código moral, despreocupadamente feito universal, quer literalmente como a transgressão das leis (regras) que garantem o funcionamento das sociedades ocidentais. No «whodunit» clássico o confronto entre as forças da lei (os polícias, o detective, um cidadão consciencioso) e o/os criminoso(s) resulta sempre no castigar desses últimos. A polarização clara do Bem e do Mal leva a uma purificação -tem um efeito catártico- sustentando um conceito conservador da culpa em que o sentido da culpa colectiva é rejeitado em favor da culpa singular atribuida a uma pessoa ou a um grupo de pessoas e cujo motivo resulta de um impulso pessoal isolado. A explicação das razões que motivaram o crime nunca envolve o questionamento do sistema social como fonte possível do problema. Assim, com cada caso, afirma-se e mantém a ordem social existente.18 O romance policial de pós-guerra deixa de ser tão maniqueísta reflectindo, de certa forma, a crise de valores e o ambiente da dúvida moral. Os polícias podem ser corruptos, as leis injustas, a motivação do crime pode ter várias interpretações. Entra-se também em combinações complexas: um polícia honesto entra numa aliança com um criminoso para denunciar os seus colegas corruptos; um criminoso menos sério (um con-man) transforma-se num homem da lei para castigar um assassino, e assim por diante.
Um dos exemplos mais recentes e mais extremos, talvez, desse apagar de fronteiras entre o Bem e o Mal é o super-popular filme (e livro) «O Silêncio dos Inocentes» («Silence of the Lambs»). Basta salientar somente a figura de Hannibal the Cannibal, doutor Lecter, que combina em si as mais tradicionais e repugnantes características do Mal -como a preferência de matar e depois comer as suas víctimas a sangue frio- com a sensibilidade artística e perspicácia intelectual do mais «civilizado» dos protagonistas. Apesar deste e de outros elementos inovadores (como, por exemplo, o tema do canibalismo psicológico que domina no filme) «O Silêncio dos Inocentes» mantém-se fiel ao género nos aspectos mais básicos: há crime, a sua explicação e, apesar de ser parcial, também punição. No entanto, os romances que se propõe analisar aqui, Balada da Praia dos Cães de José Cardoso Pires e Adeus, Princesa de Clara Pinto Correia, abrem novas pistas para o desenvolvimento ou, antes, transformação do romance policial.

Denise e Maria José

^gêneros do discurso

Esfera de atividade; Sala de Aula
Atores envolvidos; Professores e alunos.
Interesses, perspectivas em jogo: comunicação mútua, processo de ensino e aprendizagem.
Exemplos de atividades realizadas na esfera: Aula dialogada, conteúdos escritos, atividades oral e escrita.
Gêneros em Circulação: Produção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, resultado da aprendizagem.

Denise e Maria José

esferas de atividades gêneros dos discurso

laboratório de química
atores envolvidos: médicos, analistas, funcionários
interesses, perspectivas em jogo: cuidar da saúde das pessoas através de exames de laboratório.
exemplos de atividades realizadas na esfera: exame de análise química, resultados.
gêneros em circulação: emissão de resultados escritos em papel específico.


Maria José e Denise

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Atividades com esferas: análise de imagens e realização das atividades do Item 2

1) Esfera de atividade representada
Diário de Notícias

2) Atores envolvidos
Redator, editor, fotógrafo, cronistas, revisores e chefe de redação.

3) Interesses/perspectivas em jogo
redação das notícias - redator
edição dos cadernos jornalísticos - editor
fotografias das notícias escritas - fotógrafos
crônicas - cronistas
revisão das notícias escritas - revisores
distribuição das reportagens a serem pesquisadas - chefe de redação

4) Exemplo de atividades realizadas na esfera
Organização das matérias, pesquisas de assuntos, distrbuição gráfica, montagem dos cadernos e venda para a população.

5) Gêneros em circulação
Editorial, artigo de opinião, carta de leitor, resenha crítica, entrevista de especialistas, notícia, crônica social e esportiva,e reportagem.
Denise e Maria José

Atividades com esferas: análise de imagens e realização das atividades do Item 2

1) Esfera de atividade representada
Congresso Nacional

2)Atores envolvidos
Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Presidente

3) Interesses/Perspectivas em Jogo
Aprovar e vetar projetos de leis - deputados Federais e Estaduais, e os Senadores
Enviar projetos de leis - Presidente

4) Exemplos de atividades realizadas na esfera
Discursos políticos; votações; reuniões para tomar decisões e representação dos municípios e estados.

5) Gêneros em circulação
Assembléia, discursos, exposição oral, lei, liminar e regulamentos.

Revisão da Checagem das hipóteses do título do livro de Ítalo Calvino

A nossa hipótese do título do livro, publicada, está incorreta.
Após a leitura da resenha, concluímos que o livro trata do tema leitura, no qual um jovem leitor compra um livro e ao lê-lo percebe que este foi encadernado de modo incorreto. Ele volta a livraria para trocar o livro, mas quando continua a leitura, percebe que o novo livro também possue o mesmo problema de encadernação. Assim, o jovem tem a mesma atitude anterior e o mesmo se repete.
Denise e Maria José

"Se um viajante numa noite de inverno" (Antecipação ou Predição)

Ao ler o título do livro de Ítalo Calvino, imaginei que seria a história de um viajante passando por uma região fria e gélida, e que ocorreriam todos os fatos durante a noite.
Denise

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sinopse do filme "Cidade de Deus", Fenando Meirelles (2002)

Buscapé, jovem negro, fotógrafo do Jornal do Brasil, morador da favela Cidade de Deus, narra a evolução desta favela do Rio de Janeiro, através da trajetória de Dadinho, depois Zé Pequeno e seus comparsas. Das origens na década de 1960, com o surgimento da primeira gang de assaltantes, até primórdios dos anos de 1980, onde o grande negócio é boca de fumo e narcotráfico, acompanhamos o desenvolvimento da marginalia da favela Cidade de Deus. Na ótica de Meirelles, crianças e jovens marginais são bandidos quase por natureza, jogados no mundo e destinados à morte (observe-se a construção da personalidade cruel e sádica de Zé Pequeno, desde criança). Por outro lado, é perceptível a ausência do Estado político, que só aparece para reprimir ou corromper. Apesar de estar no município do Rio de Janeiro, a favela Cidade de Deus é, em si, um pequeno mundo, mundo de barbárie, imerso num estado de natureza. É claro que é local de moradia de trabalhadores pobres da cidade do Rio de Janeiro (por exemplo, Mane Galinha era cobrador de ônibus). Mas o que o filme expõe é um universo infernal de dissolução social assolado pela pobreza. Por outro lado, são perceptíveis formas de sociabilização e de resistência cultural ainda que bastante precárias (por exemplo, em fins dos anos 1960, o entretenimentos para jovens, crianças e adolescentes da Cidade de Deus eram as peladas de futebol de areia e mergulho no riacho; com a expansão urbana degradada, no decorrer dos anos 1970, os únicos espaços de sociabilidade parecem ser os bailes populares). Na verdade, a sociabilidade se degrada na mesma medida da degradação do espaço urbano. O filme Cidade de Deus nos apresenta quase trinta de historia do Brasil, visto através do mundo da favela. É importante apreendermos a constituição do espaço de barbárie social pelo pelo próprio Estado capitalista periferico em crise estrutural. Na verdade, a favela torna-se gueto social, fértil para os negócios escusos da droga. O filme tende a apresentar cenas fortes da criminalidade nas favelas do Rio de Janeiro, verdadeira guerra civil, a neoguerrilha urbana dos anos 1980 até nossos dias. Embora evite apresentar o espetáculo da violência urbana, sua intensidade não deixa de impressionar e entreter o público, paralisando a reflexão critica sobre a crua realidade social brasileira. De qualquer modo, o filme possui interessantes detalhes que podem propiciar um longo (e primoroso) debate sobre a degradação social das metrópoles brasileiros nos últimos trinta anos.

O quinze - Rachel de Queiroz

1915, sertão central do Ceará. Uma grande seca dizimou boa parte da população local. A jovem professora Conceição, que trabalha em Fortaleza, passa as férias na fazenda de sua avó, Mãe Inácia, no município de Quixadá. Lá ela convive com os problemas da seca, além de se envolver com seu primo Vicente. Ele é fazendeiro e está apaixonado pela prima, mas no momento concentra sua atenção no combate a uma praga de carrapatos e em salvar o gado da fome.
É um livro muito bonito e dramático, pois retrata uma parte real de nosso país.
Denise

Prepare-se! A viagem começa agora.

Prepare-se para viajar. Sente-se num lugar tranquilo, relaxe... pode deitar, mas não se deixe levar pelo sono, e sim pela leitura. Já se acomodou? Então, procure direcionar seus olhos para as linhas e parágrafos e imagine estar viajando por uma longa estrada.
Você já se perguntou onde queres chegar? Faça essa pergunta, mas não deixe seus olhos mudarem de direção, pois nossa viagem através da leitura continua.
Nos momentos em que sentir o cansaço tomando conta de seu corpo, mude de rumo. Escolha outro lugar e relaxe. Não deixe nada atrapalhar a sua viagem.
No final, verás que o esforço foi válido, pois somente com a leitura é que podemos enxergar o mundo com outros olhos. A viagem continua!

O que é paródia?

O dicionário Houaiss nos dá a seguinte definição: "imitação cômica de um texto, peça etc."
Então, podemos definir paródia como um trabalho de ajuntar pedaços de diferentes partes de obra de um ou de vários autores.
Denise e Maria José

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Lucíola

O livro que mais gostei, pois na melhor tradição romãntica, Lucíola é um livro onde se debatem paixões tórridas e contraditórias. O amor que não resiste às barreiras sociais e morais. Assim é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro, e Paulo, um jovem modesto e frágil. Um romance que sacode e provoca um excitado burburinho na sociedade. De um lado a mulher que, sendo de todos, jurava não prender-se a nenhum homem, de outro o homem em dúvida entre o amor e o preconceito. José de Alencar utiliza este instigante argumento para descrever a enorme atração física entre um homem e uma mulher.
A pena moralizadora do escritor busca a idealização espiritual de prostituta que quer modificar a alma pura de Paulo cujo amor arrebatador supera todas as barreiras.Há sensualidade constante combinado com o ardor e sofrimento, bem no clima da literatura romântica que predominva na segunda metade do século passado quando foi escrito este romance.
Maria José

Se um viajante numa noite de inverno

A partir da leitura do título do livro, imaginei um homem viajando sozinho pelas estradas, estando distante da família e passando muito frio, pois os lugares que estava indo eram muito distantes das cidades.
Essa distância, para mim representa o frio, por falta de companhia, do calor humano.

Viajando com a leitura

Prepare-se. Você vai viajar. Sabe onde? Lendo um livro de um dos melhores autores da Literatura.
Ligue o som. Abaixe o volume. Concentre-se. Não pense em mais nada. Apenas fique ligado no livro.
Desligue a televisão. Leia em voz alta. Feche-se no seu quarto.
Viaje na história. Sonhe!

Maria José

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Depoimento de Leitura

Denise Vilela
Professora Letras
"Não me recordo de quando criei o hábito de ler. Acredito que desde o período de alfabetização é que passei a desenvolver uma paixão pelos livros. Adorava a biblioteca da escola em que cursei o Ensino Fundamental. Lá podíamos deitar no tapete e descansar a cabeça em almofadas, enquanto viajavamos pelas histórias dos livros. Também tive excelentes professores que me estimularam a aprimorar esse hábito. Mas, foi durante um afastamento da escola, por acidente automobilístico, que percebi o quanto os livros nos possibilitam uma visão diferente do mundo e junto com meus familiares, Machado de Assis, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e outros é que foram meus companheiros durante o tempo em que estive doente.
Hoje, procuro estimular meus alunos a lerem muito, todo e qualquer tipo de livro ou texto. Acho que podemos perder qualquer objeto material, mas o conhecimento... esse, ninguém nos tira."

Depoimento de Leitura

Maria José Domingues de Souza
Professora de Letras
É fascinante ler sobre os gostos das pessoas, e neste caso do prazer de ler, que encanta e acaba aguçando ainda mais a vontade de ler.
Quando fiz o primário, na época, sempre fui boa aluna em Português, tanto na leitura quanto na escrita.
Tomei o gosto pela leitura nas aulas de Português, pois a professora era fantástica na sua prática, envolvendo todos os alunos na história que contava, através dos livros.
A partir daí, comecei praticar esse hábito que faz parte da minha profissão e da minha vida.
Gostaria de ter mais tempo para me dedicar mais à leitura, mas tudo que leio considero muito importante para ampliar minha formação como educadora.

Fórum de discussão: A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Todas as disciplinas devem desenvolver a competência leitora, fazendo o uso dos diversos gêneros textuais. Dessa forma, possibilitará que as habilidades focalizadas nas práticas de leitura e escrita sempre estejam voltadas para a formação de leitores e leitores de mundo.
Devemos ter consciência de que a responsabilidade da competência leitora é de todas as áreas do conhecimento.

Fórum de discussão: Relato de experiências

O caminho é difícil, mas não impossível.
A criação de bolgs tornou-se uma experiência diferenciada a ser implantada em nossa prática docente. O caminho é esse: "Tecnologia Educacional", no qual mestre e educando se conectam ao mundo globalizado e trocam experiências.
Maria José e Denise

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Expectativas

Na atual profissão, como educadoras, estamos sempre em busca do novo, para melhorar e enriquecer a nossa prática pedagógica. Esperamos que este curso possa nos oferecer melhores recursos e estratégias que atendam a real necessidade de nossos alunos. A proposta do curso é clara, com materiais inovadores para o nosso dia-a-dia de docência. Desejamos a todos que aproveitem a oportunidade e que possamos trocar muitas experiências.

Perfil

Olá, meu nome é Denise Vilela, sou professora de Língua Portuguesa da EE de Dirce Reis, há 8 anos. Tenho 31 anos, solteira, e sou uma pessoa feliz. Adoro viajar, ler, ir ao teatro e rir muito. Gosto muito da minha profissão e dos meus colegas de trabalho. Amo minha família.

Hello, meu nome é Maria José Domingues de Souza, sou professora de Língua Portuguesa, mas atualmente estou na função de Professora Coordenadora na EE de Dirce Reis, há 7 anos. Sou viúva, tenho 3 filhos maravilhosos, muitos amigos e uma família que me ama muito.
Sou solidária com as pessoas, estou sempre de bom humor, sou fiel com meus colegas de trabalho e gosto muito da minha profissão.