quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Levantamentos de verbos de instrução - tabela


Linguagem Metafórica e Linguagem Cienttífica - Discussão em grupo

Linguagem metafórica usa de afirmações comparativas, numa linguagem mais poética. É necessário um conhecimento prévio para se fazer as inferências necessárias.
Linguagem científica é mais clara, objetiva e direta. Não é necessário o conhecimento prévio do assunto; o conteúdo é explicado por si só; o leitor pode se guiar sozinho.

Mazé e Denise

domingo, 28 de outubro de 2007

Atividade 3- Livro escolhido

Português: Linguagens
Willian Roberto Cereja- Thereza Cochar Magalhães
1ª edição- Volume Único
Atual Editora

Maria José e Denise

Atividade 2- Lista de palavras

Móvel: amf 1- Que se move. 2- Peça de madeira ou metal que serve para o descanso da pessoa ou para apoiar ou guardar coisas.

Uniforme: amf:1- Que tem só uma forma. Sm. Roupa do mesmo modelo.

Memória: sf 1- Capacidade que o ser humano tem de guardar na cabeça as experiências e os conhecimentos que adquiriu.

Força: sf 1- Saúde física, vigor, energia. 2- Energia Elétrica. Força do corpo> forçar.v- forçoso am. forçudo.

Trabalho: sm.1- Ação de trabalhar. 2- Obra realizada. Trabalho. am. Tra-ba-lho.

Denise e Maria José

O vocabulário científico

Atividade 1- Verbete: Cada uma das palavras que um dicionário ou uma enciclopédia explicam. Ver-be-te.
Tempo: sm 1- Espaço entre o começo eo fim de um acontecimento. O pedreiro aproveita o tempo das férias para reformar a casa. 2- Ocasião própria para alguma coisa. 3- O verbo tem três tempos: presente, passado e futuro: Temporal sm e amf. Tem-po.

Maria José e Denise

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Texto: Capacidade de Leitura Roxane Rojo

Atualmente pedir um texto escrito em sala de aula é, para uma grande parte dos professores, conviver com a angústia de não ver o aluno nada produzir ou escrever o mínimo possível. O que fazer diante dessa realidade é tão complexo quanto à própria situação vivenciada por um e outro.É importante se compreender que a produção textual está relacionada com as várias áreas do conhecimento, entretanto é no ensino da língua materna que se pode explorar esses conhecimentos a partir da leitura e da discussão dos gêneros textuais.

Nesse sentido, fundamentando-se na concepção de Língua como um instrumento de comunicação e interação social, propomos a leitura, a discussão quanto à situação de produção da sinopse, enquanto sub-gênero, bem como sua inserção nas atividades ligadas ao ensino de língua materna, visando ao aperfeiçoamento lingüístico do aluno.

Toda instrução de gêneros na escola visa a objetivos precisos de aprendizagem, a saber: levar o aluno a dominar o gênero para conhecê-lo, apreciá-lo e compreendê-lo melhor.Partindo-se desse pressuposto, acreditamos que a sinopse pode ser um dos instrumentos de que o professor pode dispor nas aulas de leitura e produção textual.

Portanto, o ambiente escolar deve proporcionar ao aluno o contato com os gêneros textuais, a fim de que ele possa se desenvolver como um cidadão letrado.
Denise e Maria José

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Atividade 3 - MICRÓCUS

O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua nitidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois se ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado.
Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.
Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.Certa vez, um micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira.
Desse amor impossível, resultou a desgraça dos dois. Ela por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.Mas, o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.

Avaliação do Módulo I 1º mês

Avaliação do Módulo I- 1º mês

A linguagem não é algo deslocado da vida humana ou das relações sociais e também não pode ser considerada como meio de comunicação entre as pessoas e atravessa as várias atividades que realizamos.
Centrados nesta perspectiva os objetivos do curso Práticas de Leitura e Escrita atendem às expectativas dos professores, visto que cada um destes papéis está intimamente relacionado com as diferentes esferas de atividades humanas, seja familiar, acadêmica, escolar, política ou jornalística.
Desenvolver a competência leitora é tarefa da escola. Sendo assim essas competências também foram trabalhadas no Programa Ensino Médio em Rede, em várias unidades, buscando uma reflexão desde a formação do professor até a sua prática em sala de aula.
Este curso possibilita trabalhar as diversas esferas, com diferentes atores representando vários interesses em jogo, como também diferentes gêneros do discurso( textuais) em circulação por meio dos quais estas atividades se desenvolvem.
É muito interessante o compartilhamento das experiências entre os educadores, bem como o ambiente virtual que enriquece a comunicação entre os atores, com a produção e interação no Blog.
A área em que eu atuo é Letras, por isso é privilegiada com o trabalho com os gêneros discursivos e as capacidades de leitura e escrita. Os conhecimentos adquiridos no curso só enriquece a prática pedagógica no cotidiano da sala de aula.
Há um leque de possibilidades para todas as áreas do currículo trabalharem, explorando os conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso, procurando contextualizar os temas propostos, melhorando a prática pedagógica.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Atividade 1 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa)

Mural da Ciência
Ciência em Língua Portuguesa significa a busca do conhecimento e do aperfeiçoamento das várias linguagens, do contato com os vários gêneros textuais, e com a Literatura. É a possibilidade do trabalho com a pesquisa, com as diversas leituras e escritas, abrindo os caminhos para as análises críticas do mundo e sobre o mundo.

Atividade 7 - Definição de Senso Comum

O senso comum é um tipo de conhecimento que resulta do uso espontâneo da razão, mas que também é fruto dos sentidos, da memória, do hábito, dos desejos da imaginação, das crenças e tradições. Como interpretação do mundo, o senso comum nos orienta na busca do sentido da existência, ao mesmo tempo que nos dá condições de operar sobre ele.
Mesmo sendo racional o senso comum, faz uso não refletido da razão. Por se tratar de um conjunto de concepções fragmentadas e muitas vezes incoerentes, condiciona a aceitação mecânica e passiva de valores não questionados e se impõe sem críticas ao grupo social. Às vezes, se torna fonte de preconceitos, quando desconsidera opiniões divergentes.

Atividade 6 - Resumo de um parágrafo do texto, "Reflexões sobre um grão de sal"

Parágrafo 3 - Se nossa mentalidade fosse como a científica, conseguiríamos examinar o mundo de forma crítica em todas as coisas e pensaríamos que outros mundos pudesssem existir. Vivemos questionando a existência do sol, da lua e dos planetas, na sua forma, admitindo várias hipóteses, sempre procurando se ajustar com algo que já conhecemos.
O exercício da inteligência, nessa análise crítica nos dá grande prazer, pois a descoberta da existência das coisas transforma-se num hábito e incorpora-se à perfeição.

Atividade 5 - Generalizações parciais, seleção e síntese

A ( 1 ); B ( 10 ); C ( 11 ); D ( 14 ); E ( 7 ); F ( 9 ); G ( 15 ); H ( 2 ); I ( 6 ); J ( 3 ); K ( 8 ); L ( 12 ); M ( 13 ); N ( 4 ); O ( 5 ).

Atividade 4 - Definição do fazer científico

O principal artifício da ciência consiste em realmente pensar sobre alguma coisa: a forma das nuvens, a formação de uma gota de orvalho, a origem de um nome ou de uma palavra.
A mentalidade científica porém, examina o mundo com uma atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas pudessem estar presentes, embora não estejam.
Como compreender o universo a nossa volta?
Se não podemos conhecer a Via Láctea, uma estrela ou um mundo, poderemos conhecer um grão de sal?
Assim, nesse sentido que o número de coisas conhecíveis pelo cérebro não é menor do que cem trilhões, mas isso é apenas um por cento de átomos contidos em nosso grão de sal.
Nesse nível, se não podemos compreender um grão de sal, muito menos o Universo.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mural da Ciência

O termo "ciência" nem sempre foi entendido da mesma maneira e ainda hoje as opiniões acerca do que deve ou não ser considerado como científico continuam divididas. Uma definição rigirosa e consensual de ciência é, pois, algo difícil de estabelecer.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O que é ciência?

Quando se fala no termo ciência está se falando em conhecimentos, com o objetivo de compreender sobre todas as coisas, desde a matéria até a formação do Universo. Além disso, pode-se basear na experimentação, numa proposição de ver o Universo como realmente ele é.
Pode-se também concluir que o principal objetivo da ciência é poder pensar em alguma coisa, sobre suas origens, sua razão, a cultura dos povos, enfim, examinar o mundo com atitude crítica, praticar o modo de pensar. Esse exercício do pensar, do querer saber, nos dá imenso prazer, pois nos leva ao conhecimento , transformando nossos hábitos, na busca da perfeição.

Maria José e Denise

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Capacidades de Leitura

Capacidades de Leitura- Proposta A
Localização de informações explícitas no texto.

Capacidades de Leitura- Proposta B
1-Ativar os conhecimentos prévios dos alunos.
2-Localizar informação explícita no texto.
3-Reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.
4-Estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados.
5- Estabelecer relações entre este texto e outros, explorando a intertextualidade.
6-Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral, tanto no passado quanto no presente.
7-Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.


Denise e Maria José

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas?

É preciso considerar que o estabelecimento de diferentes objetivos para a leitura e para a escrita interfere no processo de compreensão e produção de textos.
Ler e escrever é compromisso da escola, considerando que são objetivos de todas as disciplinas, dando oportunidade aos alunos de compreenderem os vários gêneros textuais nas diferentes esferas de circulação.
Partindo do pressuposto que o trabalho com a leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento contribui para a formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade, deve-se envolver o trabalho de todos os professores nesse processo. Dessa forma, o professor, durante a leitura, deve tecer comentários sobre os textos lidos, possibilitando que o aluno construa suas hipóteses e torne-se autônomo em todas as áreas.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Objetivos de leitura

Com base na leitura do texto "Objetivos de leitura", quando se estabelece objetivos para a leitura e esses são passados ao aluno, concluímos que:
1) Os obetivos de leitura interferem na forma de ler o texto.
2) Adiantar para os alunos o objetivo da atividade de leitura que irão realizar é algo que pode ajudá-los no seu processo de compreensão.
3) Compartilhar com os alunos os objetivos das atividades a serem reralizadas é algo que pode ajudar a conferir sentido às tarefas escolares.
Denise e Maria José

Questão do ENEM

Quais conhecimentos, capacidades, competências e habilidades os alunos deveriam ter desenvolvido para responder esta questão corretamente?
Os alunos deveriam ter: checado as hipóteses; comparado as informações; produzido inferências locais e globais; construção do sentido; antecipação e predição; definição de finalidades e metas da atividade de leitura;interdiscursividade e intertextualidade.
Resposta correta: letra E.
Denise e Maria José

Gêneros que circulam na área LCT

Apesar de que, Leitura e Escrita devem ser um compromisso de todas as áreas, a área de LCT trabalha mais especificadamente todos os gêneros textuais. Pois, a disciplina de Língua Portuguesa faz um trabalho de reflexão e operação da linguagem e sobre a linguagem.
Os alunos apresentam várias dificuldades de compreensão dos gêneros que dependem da opinião deles ou de um relato. Por exemplo: uma experiência vivida durante uma viagem, pois não fazem parte de seu cotidiano. Muitos não têm acesso a um jornal impresso, revista, em por isso, têm dificuldade de fazer uma inter-relação entre os textos lidos.
Dessa forma, podemos concluir que a dificuldade deles vêm do fato de não terem acesso a alguns gêneros e, em alguns momentos também temos o desinteresse pelo estudo, por não se tratar do objetivo de vida deles.