sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Texto: Capacidade de Leitura Roxane Rojo

Atualmente pedir um texto escrito em sala de aula é, para uma grande parte dos professores, conviver com a angústia de não ver o aluno nada produzir ou escrever o mínimo possível. O que fazer diante dessa realidade é tão complexo quanto à própria situação vivenciada por um e outro.É importante se compreender que a produção textual está relacionada com as várias áreas do conhecimento, entretanto é no ensino da língua materna que se pode explorar esses conhecimentos a partir da leitura e da discussão dos gêneros textuais.

Nesse sentido, fundamentando-se na concepção de Língua como um instrumento de comunicação e interação social, propomos a leitura, a discussão quanto à situação de produção da sinopse, enquanto sub-gênero, bem como sua inserção nas atividades ligadas ao ensino de língua materna, visando ao aperfeiçoamento lingüístico do aluno.

Toda instrução de gêneros na escola visa a objetivos precisos de aprendizagem, a saber: levar o aluno a dominar o gênero para conhecê-lo, apreciá-lo e compreendê-lo melhor.Partindo-se desse pressuposto, acreditamos que a sinopse pode ser um dos instrumentos de que o professor pode dispor nas aulas de leitura e produção textual.

Portanto, o ambiente escolar deve proporcionar ao aluno o contato com os gêneros textuais, a fim de que ele possa se desenvolver como um cidadão letrado.
Denise e Maria José

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